Elementos Físicos Fundamentais:
​
-
Medição de Energia Elétrica:
​
1. Medidores eletromecânicos: são os mais utilizados no mercado devido a sua robustez e baixo custo, representando cerca de 80 a 90% do mercado.
​
2. Medidores eletrônicos: ainda são pouco utilizados, mas seu uso vem crescendo devido a suas diversas funcionalidades agregadas à medição de energia elétrica.
​
3. Medidores inteligentes: possuem a capacidade de medir o consumo da energia elétrica por meio de moderna comunicação com o sistema de dados da Concessionária de energia, possibilitando troca de informações em tempo real.
​
4. Smart meters para Smart Grids:
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
5. Novo sistema de medição: mostrará aos consumidores gastos em reais e não em quilowatts/hora como é atualmente. Através de uma medição diária ou semanal ele calculará a o valor a ser pago no fim do mês se o ritmo permanecer constante. O aparelho acenderá uma luz verde, amarela ou vermelha para indicar o nível de consumo naquele momento. Este novo medidor também mostrará pelo menos três tarifas diferenciadas no decorrer do dia e irá apresentar as frequências e as durações da interrupção de energia, bem como a variação dos níveis de tensão.
6. Gastos de energia elétrica: